domingo, 2 de novembro de 2014

A Vida Antes da Energia Elétrica



As pessoas até 1900, tinham uma vida muito diferente da atual a forma de entretenimento era muito diferente das atuais;
 - A Leitura de livros era constante, porem entre as pessoas que sabiam fazer a leitura,
claro que a difusão do "livro com páginas" tal como o conhecemos, assim como a primeira revolução na história do livro - a invenção da imprensa no século XV - provocaram um alargamento enorme do número de leitores. A segunda grande mutação nas maneiras de ler ocorreu no final do século XVIII com a passagem de hábitos intensivos de leitura - a leitura constante e repetida de textos de caráter religioso (a Bíblia era o grande best-seller!) - para hábitos extensivos de leitura do leitor moderno, que (mal) lê vários livros, ávido por novidades.

 

 



































- As noticias circulavam através de Jornais Impressos, as noticias muitas vezes chegavam atrasadas ate com um mês em seu inicio de circulação aqui no Brasil quando os jornais vinham de Portugal, você consegue imaginar lendo uma noticia que aconteceu a um mês atrás, ou imaginar a noticia do nascimento ou morte de um parente que morava em outro estado que era enviada por carta e chegava com um atraso imenso quando as pessoas recebiam a noticia em caso de morte nem podiam ir para missa de 1 mês de falecimento pois já tinha passado, em caso de nascimento quando recebiam a carta a criança já estava engatinhando.



 
 

- Os teatros, parques, praças e clubes e igrejas eram as formas de diversão e reunião das pessoas, a vida social era muito intensa até 1900, as pessoas se reuniam para conversar, debater sobre assuntos, em saraus e recitais, serestas em fim o mundo era mais humanizado pois as relações sociais eram carnais no sentido pessoal da palavra.




No século XVIII, a sociedade brasileira conheceu transformações expressivas. O crescimento populacional, a intensificação da vida urbana e o desenvolvimento de outras atividades econômicas para atender a essa nova realidade, resultaram indubitavelmente da mineração. Embora ainda conservasse o seu caráter elitista, a socie­dade do século XVIII era mais aberta, mais heterogênea e marcada por uma relativa mobilidade social, portanto mais avançada em relação à sociedade rural e escravista dos séculos XVI e XVII. 

 

 

Os folguedos e festas populares das camadas mais pobres conviviam com os saraus e outros eventos sociais da camada dominante. Com relação a esta, o hábito de se locomover em cadeirinhas ou redes transportadas por escravos, evidencia o aparecimento do escravo urbano, com destaque para os chamados negros de ganho.



 Por: José Luiz Ganem
Em: 25 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário