domingo, 30 de novembro de 2014

Inclusão Digital e Software Livre



Inclusão Digital e Software Livre

Muito se fala em inclusão digital, mas esse é um tema muito complexo no que se refere à acessibilidade digital antes de iniciar eu gostaria de questionar você meu nobre Leitor.

Será realmente que você tem acesso livre tanto a dispositivos digitais quanto a conteúdos digitais?

A partir desse questionamento podemos notar uma relação capitalista fortíssima o que impede avanços na questão, de um lado temos um governo que mantém um discurso Hipócrita de Inclusão, de outro uma minoria que detém o poder financeiro e que tem livre acesso a tudo e de outro uma grande massa populacional que se contenta com as migalhas que caem da mesa.

Nessa reflexão também podemos notar que nessa massa temos alguns membros que se destacam promovendo uma revolução inclusiva, os Hakers que apesar de agir contrários as “legislações” passam a promover esse acesso a conteúdos como no caso dos softwares proprietários.

Os Sftware Livre para que fique bem claro, não são Gratuitos em sua grande maioria, como muitos pensam, eles são iguais aos softs proprietários no que se refere a propriedade comercial, a diferença entre eles e que o Livre tem código aberto isso permite que você possa adéqua-lo a sua realidade e necessidade, o que não é o caso da maioria dos usuários que não tem conhecimento de linguagem de programação, eles apenas usam as aplicações dos softs, acredito que é ai que encontra-se a grande problemática em questão.


2 comentários:

  1. Não é bem assim que o software livre permite apenas ter código-fonte. Pra ser software livre precisa ter conceito básico: É a liberdade que o usuário tem para não só utilizar o software, mais também para copiar, distribuir,modificar e ter acesso ao código-fonte.
    Eu posso desenvolver um aplicativo, disponibilizá-lo como software livre e vendê-lo em seu site, desde que não impeça o comprador de acessar o código-fonte, fazer alterações, redistribuir e assim por diante. Entendeu?
    Se quiser mais detalhes leia a Free Software Foundation definiu quatro "fundamentos" para software livre

    ResponderExcluir
  2. Diego pelo que você passa a expor o Soft Livre permite que Terceiros possam comercializar os softs que não são de sua propriedade?
    "mais também para copiar, distribuir,modificar"

    ResponderExcluir