segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Escola e Tecnologias da Informação




Recentes pesquisas apresentam alguns dados manipulados de acordo a interesses do governo em mostrar que sua ação é eficiente no que diz respeito à Inclusão Digital. Com podemos tomar por base as capitais do nosso país para determinar o todo de na realidade, será possível usar esses dados como um modelo real? O Brasil tem 26 capitais contra 5.538 municípios, ainda temos comunidades afastadas dos centros urbanos que multiplicam ainda mais esse quantitativo por ma porcentagem assustadora.

Onde eu quero chegar com essa breve abertura, justificar as informações que irei apresentar agora, a pesquisa do IBOPE “TIC NA EDUCAÇÃO: O ACESSO VEM AVANÇANDO. E A APRENDIZAGEM?”, “Pelos dados da TIC Educação 2010, todas as escolas situadas na zona urbana têm pelo menos um computador – em média 23 equipamentos por unidade escolar e cerca de 35 alunos por computador. Mais de 80% delas têm acesso à Internet e destas, 87% com banda larga.”, lembro que quando colocamos centros urbanos estamos falando não das capitais e sim de todos os municípios do Brasil em sua área urbana, você acredita mesmo que grande parte dessas escolas estão informatizadas e com acesso a banda larga?

Mesmo que elas tenham um mínimo de um computador, esse equipamento em grande parte, afirmo, não está interligado a uma rede, a sua utilização é meramente para atividades administrativas da escola, a acessibilidade as TICs em nossas escolas ainda é uma grande barreira, por muitos motivos, seja por parte dos gestores ou dos educadores que atuam na educação, em contra partida, os alunos vive esse mundo virtual cibernético em seu cotidiano ate mesmo nos lugares mais esmo de nosso pais, vivem da seguinte forma a ligação telefônica, a TV, o acesso aos bancos, mercados, mercearias em fim o cotidiano.

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